Arquiteto japonês Sou Fujimoto assina projeto do Pavilhão da Galeria Serpentine, em Londres

Aos 41 anos, Fujimoto é o arquiteto mais jovem a desenvolver a proposta do Pavilhão, que já foi projetado por Oscar Niemeyer, Frank Gehry e Zaha Hadid

 

Foi anunciado na última quinta-feira (14) o nome do arquiteto responsável pelo design do 13º Pavilhão da Galeria Serpentine, localizada no Hyde Park de Londres, Reino Unido. A estrutura temporária será desenvolvida pelo japonês Sou Fujimoto, que aos 41 anos de idade é o arquiteto mais jovem a aceitar o convite da Galeria. O Pavilhão já foi projetado por Herzog & de Meuron e Ai Wei Wei (2012), Frank Gehry (2008), Oscar Niemeyer (2003) e Zaha Hadid, que desenhou a primeira estrutura, em 2000. O espaço receberá atividades públicas entre junho e outubro desse ano.

1

Com o total de 350 m², o projeto de Fujimoto apresenta uma estrutura de aparência delicada e leve, composta de treliças de aço de 20 mm, com duas entradas e um café no interior. De acordo com o arquiteto, a ideia da proposta é criar um espaço semitransparente e irregular, em que os visitantes estejam, ao mesmo tempo, protegidos e integrando a paisagem.  “De alguns pontos de vista, o Pavilhão parecerá se misturar com a estrutura clássica da Galeria Serpentine, com os visitantes suspensos no ambiente”, diz.

Inspirados em formas orgânicas, os projetos de Fujimoto habitam um espaço entre o natural e o artificial. No Japão, o trabalho do arquiteto varia de projetos residenciais, como a Final Wooden House e a House N, a institucionais, como o Museu de Arte e Biblioteca Musashino. Formado pela Universidade de Tokyo em 1994, Fujimoto leciona na Universidade de Kyoto desde 2007. No ano passado, ele fez parte da equipe que venceu o Leão de Ouro na 13ª Bienal de Veneza com o projeto “Architecture, possible here? Home-for-All”, no pavilhão japonês.

Fujimoto é o terceiro arquiteto japonês a projetar o Pavilhão da Galeria Serpentine. Em 2002, Toyo Ito desenvolveu a proposta, e em 2009, Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, do SANAA, foram os responsáveis pelo projeto.

 

2 3 4

_________________

Fonte: Revista AU.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s