1ª CONFERÊNCIA DO CAU/SP APROVA DOCUMENTO: “TAREFA DOS ARQUITETOS E URBANISTAS”

Os participantes da 1ª Conferência Estadual do CAU/SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo), encerrada na sexta-feira (02/08), no Memorial da América Latina, em São Paulo/SP, aprovaram cerca de 180 propostas, encaminhadas durante as etapas preparatórias do evento. Por dois dias, arquitetos e urbanistas, autoridades e representantes de movimento sociais discutiram temas ligados à crise urbana, à reforma urbana e ao papel profissional e social do arquiteto e urbanista.

 A plenária final do evento também aprovou o documento “Tarefa dos arquitetos e urbanistas do CAU/SP” (íntegra: http://novo.causp.org.br/?p=4421), com a indicação de ações e posições que devem ser tomadas pelos profissionais paulistas.

 Entre elas, a abertura de diálogo com a sociedade sobre a reforma urbana, o desenvolvimento de ações junto a profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo para garantir o desenvolvimento de uma tecnologia brasileira e autônoma na indústria da construção civil e a defesa da assistência técnica pública e gratuita para os movimentos sociais que lutam pela moradia.

 Foi apresentado e aprovado ainda documento resultado da mesa de debates sobre Ensino e Formação (íntegra: http://novo.causp.org.br/?p=4425)

 O presidente do CAU/SP, arquiteto e urbanista Afonso Celso Bueno Monteiro, avaliou que a 1ª Conferência teve resultados “extremamente positivos”.

 “Tivemos uma participação de profissionais e da população acima da nossa expectativa e discutimos temas relevantes para a arquitetura e urbanismo e para o conjunto da sociedade, inclusive com a participação maciça dos movimentos sociais em algumas das nossas mesas de trabalho”, disse.

 O presidente informou que o documento “Tarefa dos arquitetos e urbanistas do CAU/SP” será amplamente difundido, nos próximos dias, não só entre arquitetos e urbanistas paulistas, mas também entre autoridades, representantes da sociedade civil e prefeituras municipais. “O documento resume nossos anseios, nossas conquistas e onde queremos chegar”, afirmou.

 O arquiteto e urbanista Gustavo Ramos Melo, Vice-presidente do CAU/SP, também fez uma avaliação muito positiva da atividade. “Foi um grande encontro, à altura do nosso Conselho aqui no Estado de São Paulo, e agora cabe a nós colocarmos em prática, encaminharmos e fazermos acontecer as propostas aqui discutidas e aprovadas”, disse.

 Para o Coordenador da 1ª Conferência, o Conselheiro do CAU/SP Victor Chinaglia, a Conferência é “um marco histórico” no trabalho dos arquitetos e urbanistas do Estado de São Paulo. “Estamos retomando debates fundamentais, como o reforma urbana, o desenvolvimento nacional e a soberania sobre a tecnologia da construção civil. Com a assistência técnica pública e gratuita. Esperamos ajudar a resolver ou acelerar a solução para o problema da moradia no Brasil”, avaliou.

 (Paulo San Martin e Daniele Moraes)

 

Informações: CAU/SP

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s