Exposição “Oscar Niemeyer: clássicos e inéditos”

 

Um dos personagens mais influentes da arquitetura moderna mundial, OSCAR NIEMEYER será homenageado pelo Itaú Cultural através da exposição “Oscar Niemeyer: clássicos e inéditos” – uma seleção de projetos e materiais raros sobre obras clássicas, além de fotografias e maquetes – que abriu suas portas dia 04 de junho.

 Com curadoria de Lauro Cavalcanti e expografia de Pedro Mendes da Rocha, além dos trabalhos em si, a mostra examina o processo de criação de Niemeyer, possibilitando uma percepção única de sua produção.

 Os desenhos de Oscar Niemeyer provêm, em sua grande maioria, de cadernos de trabalhos não executados. Eles nos permitem ver a metodologia do arquiteto e entender um pouco mais de seu modo de conceber, desenhar, escrever e, em alguns casos, acompanhar o desenvolvimento dos projetos. A FUNDAÇÃO OSCAR NIEMEYER realizou a digitalização de 4.800 desenhos e croquis originais de seu acervo, e parte desse material está presente na mostra.

 

Catedral_michel_moch3
Catedral de Brasília/Fundação Oscar Niemeyer

 

Entre os materiais jamais expostos estão os originais do conjunto de 20 croquis preparados por Oscar Niemeyer, em 1997, para ser multiplicados e percorrer universidades de todo o país, e cópias heliográficas da sede da Organização das Nações Unidas  (ONU), em Nova Iorque, interferidas por traços de lápis de cor.

 

1354024907_1331314467_united_nations_wallace_k_harrison
Sede da ONU, Nova Iorque

 Merece atenção especial o projeto da cidade de Negev, em Israel, desenhada em 1964, apenas três anos após a inauguração de Brasília. Com características praticamente opostas à capital brasileira, Niemeyer tira completamente o protagonismo do automóvel, adota a verticalidade nas habitações e estabelece distâncias entre casa, trabalho e lazer que possam ser percorridas a pé, como numa antiga cidade medieval.

 

Copan4_thumb8
Edifício Copan, São Paulo

 Alguns dos maiores símbolos arquitetônicos de São Paulo –COPAN, MEMORIAL DA AMERICA LATINA e marquise do PARQUE IBIRAPUERA – foram produzidos na prancheta de Oscar Niemeyer, assim a exposição dedica um de seus espaços à relação do arquiteto com a cidade. Será possível acompanhar o raciocínio do arquiteto na criação de espaços urbanos. 

 

Oscar Niemeyer: clássicos e inéditos

 

 Data: de 5 de junho a 27 de julho de 2014

  • Abertura: quarta 4 de junho às 20h
  • Horário: terça a sexta das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados das 11h às 20h
  • Local: Itaú Cultural
  • Endereço: Avenida Paulista, 149, São Paulo – SP 
  • Entrada franca

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s